Fisioterapeuta prescreve “neuroplasticidade” como remédio
| |É sabido que fisioterapeutas não prescrevem medicamentos. Isto é prerrogativa de outras profissões da Saúde. Porém, em se tratando de reabilitação neurológica, o artesão do corpo prescreve a receita da neuroplasticidade, muita neuroplasticidade (ou plasticidade cerebral, ou ainda, plasticidade neuronal).
Acontece que este não é um remédio encontrado nas prateleiras das farmácias. O laboratório que o fabrica não fica em prédios brancos e sua patente não é exclusiva.
Pode-se mesmo dizer que “fabricar” neuroplasticidade em pacientes em reabilitação é quase de domínio público, ou seja, sua fórmula é alcançável aos profissionais que se habilitam e não prescindem de seus incríveis efeitos.
Produzir neuroplasticidade recupera os movimentos
O grau de recuperação dos movimentos após dano cerebral, em todas as suas fases da reabilitação, depende de alguns fatores sempre presentes. São eles: a idade do paciente, o local do cérebro afetado, o tamanho da lesão, os mecanismos de reorganização cerebral predisponente ao paciente e o tratamento instituído.
Esta última variável, o tratamento instituído, a única externa e, por isso mesmo, controlável, é o grande diferencial entre o paciente que melhora e o que piora, ao longo do tempo.
E a recuperação dos movimentos após uma injúria neurológica, esta sim prerrogativa das terapias físicas, não tem outra receita. Como a ciência da regeneração funcional do sistema nervoso não é exata, existem muitos caminhos técnicos para se produzir neuroplasticidade em um cérebro afetado.
Armas do fisioterapeuta para produzir neuroplasticidade
Alguns componentes técnicos devem ter constância em todos os tratamentos. Citamos alguns: os estímulos (ou a entrada direcionada de informações no sistema nervoso); o movimento ativo (ou a contração muscular do próprio paciente); a repetição funcional e incessante desse movimento ativo.
Num próximo artigo veremos alguns conceitos técnicos que explicam a regeneração funcional através da neuroplasticidade e porque ela é “o remédio do fisioterapeuta”.
Adriano Daudt
Fisioterapeuta
Crefito5 19368F
******************************